FUNDO NORDESTE SOLIDÁRIO, PLATAFORMA COLETIVA DE CAPTAÇÃO PARA OS FUNDOS ROTATIVOS SOLIDÁRIOS DA REGIÃO NORDESTE, ESTÁ ENTRE OS VENCEDORES DO EDITAL D

Salvador, 2 de junho de 2020

O projeto foi encaminhado pela Rede Vencer Juntos, organização da sociedade civil criada por oito associações gestoras de fundos rotativos solidários localizadas em quatro estados do Nordeste e norte de Minas Gerais. “Quando a política pública federal de apoio às finanças solidárias acabou em 2016, comecei refletir que precisamos encontrar novos caminhos para garantir a sobrevivência e fortalecer os fundos rotativos solidários. Nasceu aí a ideia de construir uma plataforma coletiva que desse visibilidade ao trabalho dos fundos rotativos e realizasse campanhas de captação de recursos de pessoas físicas, empresas, e outros financiadores públicos e privados,” diz Barbara Schmidt Rahmer, Presidente da Rede Vencer Juntos e integrante da Coordenação Interina da Rede Brasileira de Fundos Solidários.

Fundo rotativo solidário (FRS) é uma prática popular que surgiu nos anos 1980 e cresceu muito a partir de 2003. Uma comunidade beneficiada com um recurso para viabilizar atividades produtivas ou estruturas comunitárias decide de devolver parte do lucro da atividade ou do bem para um fundo rotativo administrado pela própria comunidade. Os recursos do fundo rotativo são re-investidos para multiplicar o benefício para mais famílias. A casa de semente ou a prática de repassar para outra família a cria de um animal que a família ganhou são formas de FRS.  

Entre 2011 e 2013, a SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária (extinta em 2019) financiou um mapeamento dos Fundos Solidários em todo Brasil que resultou num cadastro de 500 experiências num banco de dados online. A Rede Vencer Juntos, na época um programa da Fundação Grupo Esquel Brasil, conduziu o mapeamento das experiências nos nove estados do Nordeste, onde cadastrou 341 fundos solidários.

“Com o projeto da Plataforma de Captação pretendemos resgatar o mapeamento dos FRS e retomar os trabalhos da Rede dos Fundos Solidários,” diz Barbara. “O sonho para o futuro é uma plataforma para apoiar os FRS em todo Brasil. Iniciaremos com uma experiência na Região Nordeste, porque é lá que foi mapeada a maior parte dos FRS e fomos nós que realizamos o mapeamento e temos os contatos. O recurso é pequeno demais para um projeto nacional.” A proposta é que a plataforma seja construída e mantida pelas lideranças nordestinas da Rede Brasileira dos Fundos Solidários, com a Rede Vencer Juntos atuando como Secretaria Executiva. “O projeto da plataforma de captação pode ser uma ação concreta para reanimar a Rede dos Fundos Solidários, que não tem se reunido mais,” diz Barbara.

O Fundo BIS é uma iniciativa do GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas, entidade criada por empresas e organizações filantrópicas para promover a filantropia e responsabilidade social no setor privado. O objetivo do Fundo BIS é de apoiar iniciativas inovadoras para ampliar a cultura da doação no Brasil. “O apoio do GIFE ajudará no acesso a apoiadores no Setor privado, dando visibilidade ao trabalho dos fundos rotativos junto a um segmento da sociedade com o qual nunca antes nos aproximamos,” avalia Barbara. Veja a matéria no site do GIFE: https://gife.org.br/conheca-os-quatro-selecionados-da-segunda-edicao-do-fundo-bis/

O recurso servirá para atualizar o website fundossolidarios.org.br com depoimentos, vídeos e matérias sobre os FRS da Região Nordeste e Norte de MG, criar e manter a presença nas redes sociais e lançar uma campanha pública de captação de recursos para os FRS. Os FRS a serem beneficiados também deverão realizar campanhas locais de captação nos seus territórios. O Fundo Nordeste Solidário injetará R$1500 (ou outro valor a ser decidido pela Rede) para cada R$100 captado pelo FRS. Paralelamente à campanha será feito um trabalho de prospecção junto a entidades filantrópicas, grandes doadores e bancos públicos assim como retomado o trabalho de incidência sobre as políticas públicas na área das finanças solidárias.  

Nos próximos 15 dias a Rede Vencer Juntos entrará em contato com lideranças dos FRS da Região Nordeste e Norte de Minas Gerais para marcar uma reunião virtual para planejar a execução do Projeto.

 

Confira outros conteúdos sobre | Rede Vencer Juntos