AVESOL, Bacabal, Maranhão

Missão: Contribuir para o fortalecimento e melhoria da qualidade de vida das famílias produtivas através da economia solidária

A AVESOL – Associação Vencer Juntos em Economia Solidária, foi fundada em 2011, fruto do apoio do Programa Vencer Juntos que iniciou na Diocese de Bacabal, Maranhão, em 2005. Entre 2005 e 2010, o Vencer Juntos financiou 45 empreendimentos solidários de geração de renda em 12 municípios da Diocese, beneficiando 211 famílias acompanhadas e líderes da Pastoral da Criança. Um total de R$ 281.000 foi investido nos empreendimentos nesse período. A partir de 2011, a AVESOL fomentou mais 37 empreendimentos envolvendo 183 famílias com um investimento de R$239.794. Em 2018, a AVESOL conta com 30 grupos produtivos solidários ativos associados, envolvendo 72 sócios ativos, localizados em 13 municípios. A maior parte dos grupos trabalha com atividades de agricultura familiar ou beneficiamento dos produtos da agricultura familiar com foco nas práticas agroecológicas. 

A AVESOL é gestora de um Fundo Rotativo Solidário constituído com as contribuições dos grupos produtivos solidários apoiados. Atua nos Territórios do Médio Mearim e Vale do Mearim, prestando serviços de acompanhamento técnico, formação, organização associativa e apoio à comercialização aos grupos filiados e representa os mesmos nos conselhos e fóruns de controle social e incidência sobre as políticas públicas. É membro ativo do Fórum Estadual de Economia Solidária do Maranhão. Entre 2014 e 2016, tomou frente de um processo coletivo para construir o Plano Territorial de Desenvolvimento da Economia Solidária no Médio e Vale do Mearim, que envolveu outros movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Além do Vencer Juntos, a AVESOL conta com parcerias com a FAPEMA, ASSEMA, ACESA, Projeto Itaú-Ekos e da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Economia Solidária – SETRES/MA. A partir de 2018, atua na execução do Programa Maranhão Desenvolvido, Mais Justo e Solidário junto com a Fundação Grupo Esquel Brasil com apoio da SETRES/MA.