AUVENOR – Janaúba, Minas Gerais

A AUVENOR – Associação Unidas pela Vida Vencendo Juntos Norte de Minas, foi fundada em 2008, fruto do apoio do Programa Vencer Juntos na Diocese de Janaúba. A região Norte de Minas Gerais, Dioceses de Janaúba e Arquidiocese de Montes Claros, foi onde iniciou o Programa Vencer Juntos em 2003. Naquela época, as duas dioceses já tinham uma experiência importante no trabalho com fundos rotativos e pequenos projetos de geração de renda: desde 1989, a Pastoral da Criança já havia apoiado pequenos projetos produtivos na região, onde chegaram a existir mais de 80 desses projetos nos anos 90. Foi essa bagagem que levou a Pastoral da Criança a escolher as duas dioceses para implantar o piloto do Vencer Juntos.

Entre 2003 e 2018, o Vencer Juntos e a AUVENOR fomentaram um total de 90 grupos produtivos solidários envolvendo 354 famílias de baixa renda em 18 municípios com um investimento total de R$464.000. A grande maioria dos empreendimentos encontra-se em comunidades rurais e desenvolve atividades de hortas integradas com criação de peixes ou frango, plantio e beneficiamento da mandioca, criação de suínos e frangos, apicultura e produção de rapadura, açúcar mascavo e melado, beneficiando a cana de açúcar da região e beneficiamento de frutas. Outra parte dos empreendimentos desenvolve atividades de produção de alimentos caseiros (biscoitos, pães e doces), artesanato (de argila, madeira, palha, sementes e bordados) e confecções. Até 2010 o Vencer Juntos de Janaúba se destacou pela multiplicação das tecnologias sociais Mandalla e PAIS. A partir de 2012, a Associação vem fazendo um trabalho importante em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais para inserir os agricultores familiares no Programa PNAE, inserindo 19 grupos em nove municípios.

A AUVENOR é gestora do Fundo Rotativo Solidário constituído com as contribuições dos grupos produtivos solidários apoiados. Atua nos Territórios de Cidadania Alto do Rio Pardo e Serra Geral, prestando serviços de acompanhamento técnico, formação, organização associativa e apoio à comercialização aos grupos filiados e representa os mesmos nos conselhos e fóruns de controle social e incidência sobre as políticas públicas. Participa do Fórum Regional de Economia Popular Solidária do Norte de Minas Gerais. Entre 2014 e 2016, tomou frente de um processo coletivo para construir o Plano Territorial de Desenvolvimento da Economia Popular Solidária do Norte de Minas Gerais – Diocese de Janaúba, que envolveu outros movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Em 2018, conta com 39 empreendimentos associados envolvendo 137 famílias.

A AUVENOR tem como parceiros os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Rio Pardo de Minas, Janaúba e Porteirinha, a Casa do Empreendedor de Janaúba, o CAA, a Cooperativa Grande Sertão e a Rede Vencer Juntos.