APROVEJ - Aracati, Ceará

A APROVEJ – Associação dos Projetos de Geração de Renda Vencer Juntos da Diocese Limoeiro do Norte, foi fundada em 2008, fruto do apoio do Programa Vencer Juntos na Diocese de Limoeiro do Norte. A Diocese foi uma das quatro primeiras escolhidas pela Pastoral da Criança para implantar o piloto do Vencer Juntos em 2003.

Entre 2003 e 2018, o Vencer Juntos e a APROVEJ fomentaram um total de 126 grupos produtivos solidários envolvendo 682 famílias de baixa renda em 12 municípios com um investimento total de R$544.682.

A APROVEJ é gestora do Fundo Rotativo Solidário constituído com as contribuições dos grupos produtivos solidários apoiados. Atua nos Territórios Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, prestando serviços de acompanhamento técnico, formação, organização associativa e apoio à comercialização aos grupos filiados e representa os mesmos nos conselhos e fóruns de controle social e incidência sobre as políticas públicas. Participa do Conselho Municipal de Assistência Social de Aracati, da Rede Cearense de Economia Solidária. Entre 2014 e 2016, tomou frente de um processo coletivo para construir o Plano Territorial de Desenvolvimento da Economia Popular Solidária do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, que envolveu outros movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Em 2018, conta com 39 empreendimentos associados envolvendo 137 famílias.

A APROVEJ se destaca pela riqueza e qualidade do artesanato produzido pelos grupos: o Labirinto (Tradição vinda com a colonização portuguesa, é um tipo de renda que tem como característica o fio desfiado.), Filé ( tipo de renda produzido em uma tela feita com fios de algodão), artesanato de palha de carnaúba e palha de milho, crochê e pintura. Os produtos são comercializados dentro e fora da região, fazendo sucesso em Brasília, São Paulo e Caruaru. Empreendimentos de agricultura familiar, apicultura e beneficiamento de frutas também fazem parte da Associação. Em 2015, a APROVEJ foi uma das organizações selecionadas para receber o Prêmio Sandra Magalhães para Boas Práticas em Economia Solidária oferecido pelo BNDES.