AFAVEJES – Codó, Maranhão

A AFAVEJES – Associação das Famílias Vencendo Juntas em Economia Solidária, foi fundada em 2011, fruto do apoio do Programa Vencer Juntos que iniciou na Diocese de Coroatá, Maranhão, em 2005. Coroatá é a Diocese com o maior número de crianças pobres no Brasil, e seu território inclui municípios que são entre os 100 mais pobres do país. A extrema necessidade para promover alternativas de geração de renda na região, e a grande vontade da Pastoral da Criança local para abraçar essa causa levaram à implantação do Programa Vencer Juntos na Diocese, onde a Pastoral da Criança já havia trabalhado com projetos alternativos de geração de renda e a metodologia do fundo rotativo solidário desde 1997. Entre 2005 e 2018, o Programa Vencer Juntos e a AFAVEJES financiaram um total de 91 empreendimentos solidários de geração de renda em nove municípios do setor, beneficiando 413 famílias de baixa renda. Um total de R$ 593.858 foi investido nos empreendimentos.

A grande maioria dos grupos produtivos encontram-se em comunidades rurais e desenvolvem atividades de criação de frango, plantio de mandioca com criação de gado, criação de suínos, apicultura, produção de mesocarpo do babaçu, limpeza da pele de boi (curtume), hortas comunitárias, revenda de confecções e artesanato. A plantação e beneficiamento da mandioca consorciada com criação de gado é a atividade que recebeu maior investimento e envolve o maior número de produtores.

A AFAVEJES é gestora do Fundo Rotativo Solidário constituído com as contribuições dos grupos produtivos solidários apoiados. Atua nos Territórios dos Cocais e Vale do Itapecuru, prestando serviços de acompanhamento técnico, formação, organização associativa e apoio à comercialização aos grupos filiados e representa os mesmos nos conselhos e fóruns de controle social e incidência sobre as políticas públicas. É membro do Fórum Estadual de Economia Solidária do Maranhão. Entre 2014 e 2016, tomou frente de um processo coletivo para construir o Plano Territorial de Desenvolvimento da Economia Solidária dos Cocais e Vale do Itapecuru, que envolveu outros movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Os principais parceiros da AFAVEJES são a Pastoral da Criança e a Rede Vencer Juntos. A partir de 2018, será beneficiada pelos serviços técnicos prestados pelo Programa Maranhão Desenvolvido, Mais Justo e Solidários, executado pela Fundação Grupo Esquel Brasil/Rede Vencer Juntos sob um termo de colaboração com a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Economia Solidária – SETRES do Maranhão.